Hyakujuu Sentai Gaoranger

Nome Original:

Hyakujuu Sentai Gaoranger

Nome americano:

Power Rangers : Força Animal

Quantidade de episódios:

Original: 51
Americano: 40

Hyakujuu Sentai Gaoranger (百獣戦隊ガオレンジャー Hyakujū Sentai Gaorenjā)) é a 25ª série de televisão da franquia dos Super Sentai. Foi exibida originalmente entre 18 de fevereiro de 2001 e 10 de fevereiro de 2002 pela TV Asahi, totalizando 51 episódios.

Foi adaptada ao público norte-americano pela produtora Disney (que comprou a Saban Entertainment) como a 10ª temporada da franquia dos Power Rangers, Power Rangers Força Animal. É a 10ª temporada de Power Rangers, . Foram produzidos 40 episódios no ano de 2002. No Brasil, a série foi exibida pela Fox Kids em 2002, em 2004 pelo canal Jetix. Pela Rede Globo, Força Animal já foi exibido várias vezes entre 2005 e 2006.

Histórias:

  • Japonesa:

A história já começa com um grupo composto por quatro integrantes que foram selecionados por animais lendários denominados Power Animals. Juntos, eles possuem como missão destruir todos os Orugu, uma organização maligna.

Durante uma parada num parque de diversões, algo de inesperado ocorre. Surgem no céu duas estrelas cadentes que possuíam em seu interior dois monstros. Esses dois demônios acabam sendo combatidos pelos quatro guerreiros GaoRangers. Mas devido à agitação da batalha, um elefante acaba ficando sem controle, pondo em risco a vida das pessoas presentes. Surge então um veterinário, chamado Kakeru, que estava predisposto a acalmar o animal antes que a polícia precisasse sacrificá-lo.

Nesse momento, Tetomu, a mentora dos GaoRangers, acaba percebendo que eles finalmente encontraram um quinto integrante, um líder. Escolhido pelo leão, Kakeru une-se aos quatro outros GaoRangers para defender a Terra dos terríveis Aurgs (Orugu). Cada gaoranger possui uma bola e uma adaga, que juntas invocam os lendários Power Animals. Kakeru é Gao Red e recebe a proteção do leão, Gaku é Gao Yellow e recebe a proteção da Águia, Kai é Gao Blue e recebe a proteção do Tubarão, Soutarou é Gao Black e recebe a proteção do Bisão(Touro) e Sae é Gao White e recebe a proteção do Tigre. Nossos heróis e sua mentora vivem numa ilha flutuante em forma de tartaruga chamada Animarium.

Inicialmente, Kakeru prefere tentar convencer os monstros Aurgs a parar de causar destruição. Ele tem poderes telepáticos e os usa para entrar na mente de um dos monstros. Quando percebe que os Aurgs não têm coração e seu único desejo é destruir o bem, nosso herói decide de vez combater os Orgs. Em Animarium, Tetomu começa a analisar o pergaminho e acaba descobrindo a existência de um novo Power Animal. Ela revela a nossos heróis que no passado, muitos Power Animals combatiam os Orugu, mas acabaram perdendo-se.

Como o novo monstro era muito forte, Gao White acaba indo na montanha onde residia esse Power Animal. Ela acaba sendo escolhida e desperta o incrível Gao Elefante. O Gao Elefante surge das montanhas e une-se ao Gao King para acrescentar um escudo e uma espada ao arsenal. Gao Blue estava sendo vítima de um pesadelo mostrando Gao King sendo abatido. De fato seu sonho se concretiza, mas surgem então do oceano um novo animal, a Gao Girafa. Esse incrível animal escolheu Kai e acrescentou ao Gao King uma lança em um dos braços.

De acordo com o pergaminho, ainda faltam mais dois animais a serem encontrados. Gao Yellow parte então pela cidade para procurá-los. Somente quando ele encontra dois irmãos gêmeos que algo de estranho acontece. Em sua mão surgem duas bolas contendo dois ursos. Um era o Gao Urso Negro e o outro era o Gao Urso Polar.

Quando todos pensavam que Ura também havia sido derrotado ele estava numa caverna misteriosa. Nessa caverna, ele liberta um homem-lobo de seu aprisionamento de 1000 anos. Tratava-se do Duque Loki, que derrota os GaoRangers e rouba a bola do Elefante. Ele tem como objetivo roubar todas as bolas dos animais e adquirir o controle deles.

Em Animarium, Tetomu conta aos rangers que no passado, seu avó (Murasaki) havia aprisionado o demônio-lobo Loki. Esse duque era o mais poderoso de todos os Aurgs.

O interessante é que Loki não que ser tão mal assim. Ele acaba salvando Sae de Tsue Tsue e Yabaiba e cuidando de seus ferimentos. Quando os o outros Rangers aparecem, uma batalha inicia-se e Loki acaba invocando seus três Power Animals: o Lobo, o Tubarão Martelo e o Crocodilo. Tetomu conta aos GaoRangers que esses três animais haviam sido roubados por Loki no passado e que o mesmo destino estava prestes a se concretizar com o Gao Elefante se nossos heróis não agissem rápido.

Durante uma tentativa de recuperar o Elefante, Gao Blue acaba perdendo a esfera da girafa. Loki também consegue roubá-la. Nesse mesmo episódios, os três novos Power Animals (Lobo, Tubarão Martelo e Crocodilo) unem-se e formam o Gao Hunter.

Aos poucos Loki vai roubando as esferas dos Power Animals. Para auxiliar nossos heróis, surgem cinco novos Power Animals: Gao Jaguar, Gao Leão da Montanha, Gao Tubarão Espada, Gao Condor e Gao Búfalo. Juntos esses animais formam o lendário Gao God. Esse incrível robô gigante causa um eclipse que transforma Loki em Rouki, sua forma humana. Rouki acaba unindo-se aos GaoRangers como Gao Silver e a batalha continua contra os Aurgs, agora com seis integrantes.

Ao longo da série, uma infinidade de novos Power Animals irão aparecendo. E no último episódio todas as 100 feras surgem para um último rugido nos vilões.

  • Americana:

Na floresta Amazônica, existe um poderoso guerreiro chamado Cole que recebe como missão encontrar sua verdadeira família. Antes de partir, ele recebe uma foto de seus pais e um misterioso cristal vermelho. Cole entra numa canoa e parte para uma cidade nos Estados Unidos chamada Turtle Lake City.

Em Turtle Lake City, quatro guerreiros lutam contra uma terrível organização chamada Ogro. Esses Ogros estão soltando monstros para destruir a Terra e seus poderes são tão grandes que eles acabam chegando à conclusão de que precisam de um quinto integrante, de um líder.

É a partir daí que Shayla, princesa de Animarium, detecta a presença de Cole, que é o quinto escolhido e que havia acabado de chegar na cidade. Os protetores da cidade partem em busca de Cole e acabam conseguindo trazê-lo para Animarium, uma ilha flutuante em forma de tartaruga habitada por animais selvagens. É nessa ilha que Cole descobre que ser um Ranger estava no seu destino e que ele deveria combater os terríveis Ogros e sua poluição.

Cada Power Ranger foi escolhido por um animal selvagem. Cole é o Ranger Vermelho e foi escolhido pelo Leão Flamejante; Alyssa é a Ranger Branca e foi escolhida pelo Tigre Nobre; Max é o Ranger Azul e foi escolhido pelo Tubarão Ondulante; Taylor é a Ranger Amarela e foi escolhida pela Águia Veloz e, por fim, Danny é o Ranger Preto e foi escolhido pelo Bisão de Ferro.

Para ajudá-los, eles contam com a Princesa Shayla, além da proteção de seus respectivos animais bem como outras espécies que irão aparecendo ao longo da série. Certo dia, Alyssa vai pra universidade e acaba ouvindo em uma montanha barulhos de Elefante. Quando entra numa caverna para investigar, ela acaba surpreendida por um estranho símbolo de um elefante. Então, ela decide levar a princesa Shayla para investigar, o que acaba ocasionando na captura de Shayla.

Em auxílio dos Rangers, surgem as Motocicletas Savage. Juntos, nossos heróis libertam Shayla e Alyssa ganha o poder de um novo zord, o Elefante, que une-se ao Megazord para formar um escudo. Outro dia, Max estava tendo estranhos pesadelos do Megazord sendo abatido por um ogro. Tratava-se na verdade de um aviso do que ocorreria no futuro. Em auxílio do megazord praticamente derrotado, surge a Girafa que escolheu Max para obter o seu controle.

Taylor salva duas crianças (gêmeos) de um policial e acaba sendo guiada por elas em busca de duas sementes. Essas sementes mais tarde transformam-se nos cristais do Urso Negro e do Urso Polar e a Ranger Amarela acaba recebendo o poder desses dois novos incríveis zords. Vale lembrar que esses irmãos gêmeos citados eram os próprios ursos disfarçados.

Ao longo dessa incrível aventura, outros animais vão surgindo, como o Gorila, que passa a ajudar Cole na ausência do Leão, o Pássaro Alma, que também foi encontrado por Cole dentro de um ovo, e o Rinoceronte e o Tatu, que passam para o comando de Danny. Nayzor, um poderoso General ogro, abre uma tumba e liberta o guerreiro Zen-Aku de seu sono de 3.000 anos.

No passado, Zen-Aku foi aprisionado pelos cinco antigos guerreiros e agora procura por vingança. Em seu auxílio, aparecem três animais: o Jacaré, o Tubarão-Martelo e o Lobo. A união desse trio de zords forma o Predazord da Força Animal. Mais tarde, nossos heróis descobrem que Zen-Aku é um humano chamado Merrick. Trata-se do lendário ‘Sexto Guerreiro’ que tornou-se do mal por usar a ‘Máscara do Lobo’, um artefato cujo poder é suficiente para destruir Mestre ogro. Graças a nossos heróis, a maldição da máscara foi quebrada e Merrick une-se ao grupo na pele do Lunar Wolf Ranger.

Um dia, eles conheceram os Guardiões de Prata e estavam numa missão contra mutantes, ou eram ogros? Taylor e Eric parecem não se dar bem, mas rolou um clima entre os dois. Eles descobrem que aqueles eram mutiogros, ogros que receberam gene mutante de Ransik e foram para o ano 2002. Eles são ajudados pelos Power Rangers Força do Tempo e por Ransik. Avançando mais no tempo, Mestre ogro seqüestra a Princesa Shayla para um ritual em que um coração ogro seria criado. Durante o ritual, Toxica e Jindrax ajudam os Rangers a resgatar a Princesa, mas ainda assim Mestre ogro podia criar o coração, que lhe deu uma nova forma e poder.

  • Personagens:

GaoRed:

  • Identidade: Kakeru Shishi
  • Armas: Lion Fang, Gao Main Buster
  • Informação: Kakeru é um jovem rapaz de 24 anos que é veterinário. É o líder dos GaoRangers. Foi o último a ser escolhido para entrar no grupo mas conheceu os outros integrantes logo no primeiro capítulo. Possui uma habilidade natural com animais como se pudesse tocar suas almas. Controla o Leão, o Gorila, etc.

Ranger Vermelho:

  • Identidade: Cole Evans
  • Armas: Sabre de cristal, Presa de Leão/Deflagrador Leão, Arma Falcão Real e Tiro Falcão 
  • Informações: Em 1982, Richard e Elizabeth foram para a Amazônia para descobrir vários assuntos sobre o Animarium. Junto com eles foi Viktor Adler, que tinha um grande amor por Elizabeth. Juntos encontraram sementes do Mestre Ogro. Quando Viktor soube que Elizabeth gostava de Richard, ficou furioso e engoliu as sementes do Mestre Ogro. Elizabeth e Richard esconderam seu filho (Cole) para que Viktor não o pegassem. Cole nasceu e cresceu na Amazônia e só quando virou maior de idade ele foi liberado para ir atrás de seus pais. Em Turtle Lake City foi recrutado pela Princesa Shayla para ser o Ranger vermelho. Mais tarde, descobre que seus pais morreram.

GaoYellow:

  • Identidade: Gaku Washio
  • Armas: Eagle Sword
  • Informação: Gaku tem 23 anos e é um piloto profissional. Possui um rigoroso senso de trabalho de equipe e quer que em batalha os integrantes usem como referência ao grupo as cores, e não os nomes. Controla a Águia (Gao Iguru), o Urso Negro e o Urso Polar.

Ranger Amarelo:

  • Identidade: Taylor Earhardt
  • Armas: Sabre de cristal, Espada da Águia Amarela, Dardos velozes e Carcaça de Tatu
  • Informação: Quando Taylor era Criança viu o Animarium da janela de um avião. Taylor era a capitã da força aérea de Turtle Lake City, mas quando seu avião caiu no Animarium, a Princesa Shayla deu o Águia Zord a ela e Taylor deixou seu emprego antigo e foi trabalhar como a nova Ranger amarela. Como seu treinamento militar era muito rígido, ela vive dando ordens aos outros Rangers. Era a líder do grupo, mas seu lugar foi ocupado por Cole. No começo, Taylor não tinha gostado muito da idéia, mas depois viu que ele seria um bom líder, seu lugar ficou para ele mesmo. 

[pequena observação: Oh Holy Shit… como sempre os americanos adoram deixar o amarelo como mulher…]

GaoBlue:

  • Identidade: Kai Samezu
  • Armas: Shark Cutters
  • Informação: Kai tem 19 anos e trabalha numa pizzaria. É o mais energético e exaltado do grupo. Controla o Tubarão (Gao Shaku) e a Girafa (Gao Jurafu).

Ranger Azul:

  • Identidade: Maxwel Cooper
  • Armas: Sabre de Cristal, Barbatanas de Tubarão e Lança de Pardolis
  • Informação: Antes de ser um Ranger, Max era jogador de boliche. Treinou com um professor conhecido como Gus. Quando Max foi chamado para se tornar o Ranger azul largou o boliche de vez. Mas odeia ser chamado de menino, por ser o integrante mais novo da equipe. Ele quer mostrar para os outros que pode ser forte o suficiente. É o quem sempre faz brincadeiras e age como se fosse uma criança. Voltou a se encontrar com Gus para aprender uma tática especial para destruir um Ogro.

GaoBlack:

  • Identidade: Soutarou Ushigome
  • Armas: Bison Axe
  • Informação: Aos 22 anos, Soutarou foi escolhido para ser o GaoBlack. Quando não está combatendo o mal, ele trabalha como empregado de uma floricultura. É uma pessoa bem calma e dócil. Controla o Touro (ou bisão) (Gao Baison), Rinoceronte (Gao Rainos) e o Tatu (Gao Majiro).

Ranger Preto:

  • Identidade: Daniel Delgado
  • Armas: Sabre de Cristal, Machado do Bisão e Rinoarma
  • Informação: Danny é o membro mais forte do grupo e o mais quieto e delicado. Antes de se transformar em Ranger, Danny era floricultor, onde se apaixonou pela colega de trabalho, Kendall. Danny é quem cuida do jardim do Templo Animal, no Animarium. Ele e Max são grandes amigos e vivem as maiores aventuras juntos.

GaoWhite:

  • Identidade: Sae Taiga
  • Armas: Tiger Baton
  • Informação: Sae é a única mulher no grupo. Com 17 anos, é também a mais nova integrante. É estudante e muito (muito mesmo) inteligente. Geralmente ela protege Kakeru quando ele encontra-se em situações adversas. Controla o Tigre(Gao Taiga) e o Elefante (Gao Erefanto).

Ranger Rosa:

  • Identidade: Alyssa Enrile
  • Armas: Sabre de cristal, Bastão do Tigre e Chifres de Cervo
  • Informação: Alyssa é amigável, natural e uma ótima membro da equipe. É estudante e sempre está com um sorriso no rosto. Seu pai queria que ela fosse uma grande guerreira, mas Alyssa resolveu ir para Turtle Lake City estudar. Foi chamada pela Princesa Shayla para se tornar a Ranger branca da Força Animal. Seu pai ficou decepcionado ao ver que ela tinha faltado uma aula, mas quando a viu em ação como Power Ranger, ele entendeu. 

GaoSilver:

  • Identidade: Rouki
  • Armas: ????
  • Informação: Rouki, o demônio do lobo, possui alma humana e graças a um eclipse causado por Gao God, ele tormou a forma humana. Mais tarde ele se une aos Gaorangers mas retorna à forma de demônio. Shirogane é o sexto guerreiro original dos Gaorangers porém um imprevisto ocorreu. Gao God necessitava da ajuda do Gaohunter e a única maneira de acessar os três animais formadores desse mecha (Lobo, Crocodilo e Tubarão-Martelo), era colocá-los a máscara negra do lobo. Infelizmente, o lobo tornou-se maligno e ficou fora de controle.

Ranger Prateado:

  • Identidade: Merrick Baliton
  • Armas: Bastão Lunar
  • Informação: Merrick era o sexto guerreiro que protegia o nosso planeta dos Ogros há 3000 anos. Ele usou a máscara do lobo para poder destruir o Mestre Ogro, mas acabou virando Zen-Aku e passando para o lado do mal. Pediu aos outros cinco guerreiros que o aprisionassem antes que ele perde-se o controle da máscara e os atacasse. Pois os guerreiros fizeram isso. Agora ele foi libertado por Nayzor e achou que era um Ogro e que sua Missão era destruir os Rangers. Em uma noite de lua cheia, Animus, o Deus dos animais, fez a lua sumir e Merrick apareceu em sua forma comum. Ele avisou aos Rangers que deveriam destruí-lo, mas os Rangers não ouviram-o e a lua voltou fazendo Merrick ser Zen-Aku novamente. Só depois de uma batalha Zord em que Zen-Aku foi Destruído Merrick conseguiu sua Forma Normal. Com a Ajuda de seus Zords ele Conseguiu um Morfador e se Tornou o Ranger Lobo Lunar. Depois de um tempo Zen-Aku voltou, e após a derrota ele ficou grande sozinho, com o poder dos MegaZords Zen-Aku finalmente foi destruido.

Curiosidades:

Japones:

  • O Ator que fez Kai Samezu (Gao Blue), Takeru Shibaki, faz uma participação na série Boukenger nos episodios 14 e 15 como Ragi, um jovem de uma antiga civilização.

  • Takemi, que interpretou a Sarcedotisa Tetomu, faz uma rapida aparição no 1º episódio na série Timeranger e foi a vilã Sailor Galaxia no musical da Sailor Moon de 1998, Shin Densetsu Kourin.
  • A vilã Tsuetsue foi a heroina Setsuna Meioh/Sailor Pluto nos musicais da Sailor Moon entre 1995 e 1998. Quando menor, apareceu em Spielvan como a versão criança da Lady Helen.
  • Gaorangers foi o primeiro super sentai a ser totalmente filmado em video (até o ano 2000 as séries eram filmadas em película), e na pós-produção recebendo tratamento de imagem em GFX para se parecer com a pelicula de filme.

Americano:

  • O primeiro promo de Força Animal mostra a ultilização de vários clipes a partir da introdução de Gaoranger.
  • É a Primeira vez que os Power Rangers possui uma seqüência copiada da transformação semelhante ao Sentai em cada detalhe. O rosto dos atores é a única diferença nas duas versões.
  • É a segunda série que apresenta celulares como morfador de Ranger. Em Power Rangers No Espaço, apenas Zhane (Ranger Prata) foi tecnicamente o primeiro.
  • De acordo com um script antes de ir ao ar, Kendall que era uma garota que estava loucamente apaixonada por Danny Delgado (Ranger Preto), era para se tornar um Ranger.
  • Foi a segunda formação de cinco heróis a não ter uma Ranger Rosa no grupo, precisamente substituída pela cor Branca (Apesar do traje de Alyssa ter acentos cor-de-rosa), Mighty Morphin Alien Rangers era a primeira formação.
  • Foi a primeira série, em que no começo, um número par de indivíduos como Rangers (quatro). Depois, o Ranger Vermelho que mesmo sendo o novo líder do grupo, foi o último indivíduo a chegar no mesmo primeiro episódio. Tanto que foi seguido por algumas temporadas como SPD, Força Mística, Operação Ultraveloz e Fúria da Selva. Também deve-se notar que antes da chegada de Cole, Taylor era a líder, portanto, fazendo dela a primeira conhecida Ranger Amarela sempre a liderar uma equipe Ranger.
  • Note-se que Alyssa Enrile (Ranger Branca) foi a primeira Power Ranger a freqüentar a universidade e servir como um Ranger simultaneamente.
  • A série foi único no fato de que os vilões são chamados de ‘Orgs’ (ou ‘Ogros’ como é na versão dublada), bem como em Gaoranger. Mesmo os monstros de Power Rangers teve que derrotar a maioria não tinha alterações de nome de transição.
  • A formação convive com um sexto integrante conhecido como Merrick Balliton, o Ranger Lobo Lunar esteve vivo a 3.000 anos após a época de sua guerra contra os ogros.
  • Foi a terceira série a apresentar vilões que no final, ficaram ao lado do Bem (A primeiro foi Astronema em No Espaço, e a segunda foram Ransik e Nadira de Força do Tempo). Jindrax e Toxica ajudaram os rangers a derrotarem Mestre Ogro e para a esquerda para encontrar o seu lugar no mundo.
  • Esta temporada detém o recorde do maior número de Zords em destaque: 22 mechas animais.
  • Embora Mestre Ogro é um vilão de fabricação americana, o traje usado por ele teria sido reciclado do Imperador Gorma, que é o principal vilão no Dairanger. Viktor Adler também é uma referência ao Hideyo Kageyama (Dr. Man) que foi o principal vilão do Bioman que foi o primeiro homem antes de se tornar o principal vilão.
  • Não existe o team-up Gaoranger VS. Timeranger, isto encontra-se apenas na versão americana, pelos episódios “Ajuda do Futuro”.
  • Na dublagem de “Forever Red”, TJ dizia que Tommy (no qual TJ substituiu-o na fase Turbo) é o primeiro Ranger Vermelho, mas na versão original, ele diz que Tommy é o Zeo Power Ranger Vermelho.
  • Na dublagem de Dino Trovão, adicionava a imagem da temporada, porém, pela narração feita pelo Tommy, menciona-se “Força Selvagem”.
  • Ricardo Medina Jr. (Cole) retorna em Power Rangers como o vilão Deker em Power Rangers: Samurai.

Forever Red (Eternamente Vermelho)

Episódio de Força Animal que reuniu quase todos os Rangers Vermelhos, que comemorava os 10 anos de Power Rangers. Os 10 Rangers tinham como objetivo impedir que o General Venjix e seu exército descendente do Império Maquina destruam a Terra usando o Serpentera, um zord do antigo vilão dos Rangers, Lord Zedd. Os atores que participaram do especial foram:

Ator Personagem Ranger
Austin St. John Jason Lee Scott Mighty Morphin Power Ranger Vermelho
David Bacon Aurico Mighty Morphin Alien Ranger Vermelho
Jason David Frank Tommy Oliver Zeo Ranger Vermelho
Selwyn Ward Theodore Jay Jarvis Johnson Turbo Ranger Vermelho
Christopher Khayman Lee Andros Ranger Espacial Vermelho
Danny Slavin Leo Corbett Ranger Galáctico Vermelho
Sean Cw Johnson Carter Grayson Lightspeed Ranger Vermelho
Jason Faunt Wesley Collins Ranger Vermelho Força do Tempo
Daniel Southworth Eric Myers Ranger Quantum
Ricardo Medina Jr. Cole Evans Ranger Vermelho Força Animal

Também participaram do especial os atores Paul Schrier e Jason Narvy, que interpretaram os engraçados Bulk e Skull, respectivamente, de Mighty Morphin Power Rangers até Power Rangers Galáxia Perdida. Não se sabe como Bulk voltou de Mirinoi e nem se ele levou o Professor Fenomenus junto.

Também apareceu uma segunda versão da Astro Meganave, que era o zord dos Power Rangers no Espaço e foi destruída quando os Power Rangers da Galáxia Perdida usaram-na para destruir a nave de Trakeena, colocando a Astro Meganave em modo de auto-destruição. Não se sabe se essa segunda versão pode se transformar no Astro Megazord.

Tá ai uma coisa que vale a pena assistir essa versão americana uahsuashuashuahs =P

Enquete:

Aberturas:

[obs: olha tem cenas da abertura japonesa na americana…..]

Siga-nos no Twitter:

@sentaiotaku

E se puderem comentar, eu e o vini ficaremos muito felizes *—-*

Publicado em 16 de dezembro de 2011, em Comparações, Series Super sentai, Super Sentai. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Como só assisti o americano, votei nele mesmo xD, bateu uma nostalgia…

  2. legal, queria poder assistir aos dois, mas não acho nem online, nem download e nem dvd pra comprar ou alugar, esse povo tira o megaupload da gente mas nem dá opção de compra… será q vc não tem uns links aí?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: