Tokusatsu

Tokusatsu é uma abreviatura da expressão japonesa “tokushu satsuei”, traduzida como “filme de efeitos especiais”. Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.
Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector e muitos outros.
História

Após o final da 2ª Guerra Mundial com a vitória dos Aliados em 1945, houve uma enorme expansão nacionalista iniciada pelos Estados Unidos, que aumentou consideravelmente a criação, divulgação e produção de heróis. Acredita-se que o Japão, temendo que essa invasão de heróis ocidentes advindos da “nação da liberdade’ se alastrasse pelo seu território, resolveu iniciar os primeiros projetos de criação de seus próprios “heróis”. As primeiras produções tokusatsu de que se tem notícia foram os longa-metragens do monstro Godzilla (produzidos pela Toho), que fizeram muito sucesso na década de 50.

  • 1958- Toei Company lança Gekko Kamen (traduzido como Máscara Luar).
Nos anos 60, o gênero passa por uma grande “onda”, desencadeada pelas novas tecnologias da época (principalmente pela televisão a cores), e as produções aumentaram.
  • 1966- Eiji Tsuburaya cria Ultraman e iniciou o sucesso dos chamados Kyodai Heroes (heróis gigantes), que invadiram a TV japonesa até meados dos anos 70.
  • 1971- Mangaká Shotaro Ishinomori lança Kamen rider que ganha uma adaptação para a televisão, tornando-se um dos maiores sucessos da época e também “abrindo” uma nova franquia.
  • 1975, estréia a série Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger), que abre uma nova vertente no tokusatsu: o gênero Super Sentai (então chamado simplesmente de “Sentai”), que também fez grande sucesso e tornou-se uma franquia independente.
Ao longo do tempo, o gênero tokusatsu aumentou de forma considerável sua abrangência, atualmente contemplando não apenas as séries e filmes de super-heróis produzidas anualmente, mas também outras produções anteriormente não abrangidas (como as adaptações live-action de mangás ou animes, por exemplo).
Produtoras
     Atualmente, quatro produtoras japonesas se destacam na produção de tokusatsus, apesar de existirem outras que também produzem o gênero, porém em número limitado. A supremacia da Toei é notável em relação a empresas menores, como a Toho ou a Takara, em razão de sua riqueza de subsídios e quantidade de patrocinadores, o que traz mais aprimoramentos aos projetos das séries. Porém, a Tsuburaya, por produzir apenas o gênero Ultraman, também se destaca por aperfeiçoar cada vez mais o género e vem ganhando espaço na modernidade. Produtoras como a P-Productions, que se destacou em séries como Lion Man e Spectreman (além de uma infinidade dos chamados Kyodai Heroes), estão atualmente extintas/falidas.
  • Toei Company: Maior produtora de televisão do Japão, é responsável por mais de 70% da produção de tokusatsus e criadora dos gêneros Super Sentai, Metal Hero e Kamen Rider.
  • Tsuburaya: Criada por Eiji Tsuburaya (considerado um mago da televisão no país), produz a franquia Ultraman, considerado o super-herói mais popular do Japão. Também já produziu outras séries como Denkou Choujin Gridman.
  • Toho: Responsável pelos filmes do Godzilla, pelas séries Cybercops, Guyferd e pela trilogia Chouseishin (Gransazer, Justiriser e Sazer-X).
  • Takara: Inicialmente uma produtora de brinquedos e outras variedades (concorrendo diretamente com a Bandai), hoje possui um núcleo que produz tokusatsu em parceria com outras empreendedoras, sendo responsável pelas séries Madan Senki Ryukendo, Tomica Hero Rescue Force e sua continuação, Tomica Hero Rescue Fire.

 Gêneros

As séries tokusatsu são divididas em grupos ou franquias, nos quais cada um possui suas peculiaridades. São elas: Sentai ou Super Sentai, Kamen Rider, Metal Hero, Ultraman, Henshin Hero e Kyodai Hero.
Ainda existem sub-classificações, principalmente dentro dos Henshin Hero, como as Super Heroine, Children Hero e Classic Hero, entre outros.
Apenas citarei os nomes, próximos post eu prometo ir postando sobre os gêneros.

  • Sentai/Super Sentai

  • Metal Hero

  • Kamen Rider

  • Ultraman

  •  Henshin Hero

  •  Kyodai Hero

Tokusatsu no Brasil

O Tokusatsu chegou ao Brasil na década de 60, com a exibição de National Kid na TV Tupi e na Rede Record. A série foi um sucesso de público (ao contrário de seu país de origem, em que foi um fracasso), porém, com a ditadura militar da época, a série foi cortada e posteriomente censurada.
Nos anos 70 fez sucesso os seriados da família Ultra exibidos principalmente dentro do programa do Capitão Asa na extinta TV Tupi. Os de maiores sucessos no Brasil foram:

Jaspion
-Kamen Rider Black
   -Changeman
   -nipo-americana Power Rangers,
   -Kamen Rider Kuuga
   -Ultraman The Next
   -Madan Senki Ryukendo

 No dia 18 de Julho às 22:15 do ano de 2010, o canal a cabo Max, antigo Cinemax 2, exibiu o filme Superior Ultraman 8 Brothers que no Brasil ficou com o nome de Super-herói Ultraman – 8 Irmãos, estranhamente o titulo original internacional era Great Decisive Battle! The Super 8 Ultra Brothers, um Super 8 Ultra-irmãos seria menos ruim do que estes títulos do Max, mas enfim, o importante que o filme de 2008 que deu seqüencia (mais ou menos) ao filme de 2006 foi exibido para a alegria dos nostálgicos de Ultraman e a todos os fãs de tokusatsu do país, embora este filme não seja tão divertido quanto o apresentado em 2008. Varias reprises foram anunciadas na programação do canal.
Anúncios

Publicado em 31 de julho de 2011, em Gêneros. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: